Parcerias

Seguidores

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Escova Progressiva de Óleo de Argan.




Se você já conhece o site, sabe que temos várias receitas de escovas de alisamento e aparentemente minha audiência tem um apetite insaciável para isso. Por isso, aqui vai mais uma receita – Escova Progressiva de Óleo de Argan. Acredito que muitos já saibam dos benefícios do óleo de argan ou óleo de marrocos, ou ouro marroquino (é tudo a mesma coisa). Esse óleo é rico em proteína e ajuda a reconstruir os fios capilares, controlando frizz, hidratando e evitando pontas duplas. Eu recomendo o uso do óleo de argan como leave-in e como tratamento de hidratação profunda, é realmente um ingrediente que toda mulher deve ter para cuidar de seus cabelos.

Tradicionalmente a Escova Progressiva inclui queratina, o que é basicamente a proteína rígida contida nos capilares e unhas. Os fios de cabelo são compostos por queratina e geralmente não precisam de mais, a não ser que estejam enfraquecidos. A escova progressiva pode enfraquecer os cabelos, por isso faz sentido que queratina seja usada no processo de alisamento. No entanto o excesso de queratina causa queda de cabelos – as vezes ouço histórias de horror de pessoas que ficaram quase carecas por causa da progressiva (nunca ouvi uma história dessas de pessoas que usaram as receitas do site, juro) e o vilão da história é sempre o formol, no entanto na realidade o que leva ás pessoas a ficarem carecas devido á progressiva, é a QUERATINA!

Portanto essa receita é indicada para pessoas que têm os cabelos saudáveis (que não requerem mais queratina) ou para quem já tenha feito tratamentos e escovas com queratina e não querem sofrer de uma overdose da proteína. Esta receita é compatível com cabelos quimicamente tratados com outros agentes alisantes (guanidina, soda e tioglicolato) e para quem já usou a escova progressiva comum com formol e queratina.

Ingredientes
  • shampoo antiresíduo
  • 6ml de formol
  • 30ml de silicone (Embelezze)
  • 10ml de óleo de argan
  • 60ml de defrizante sem enxague (Trivitt)
  • 5 ml de vitaminas (A, B, C ou E – ampolas)
  • uma vasilha plástica
  • um pincél largo
  • luvas de silicone
  • pente de madeira de dentes largos
  • secador e chapinha de cerâmica
  • neutralizante (vinagre)
Procedimento
  1. Lave os cabelos com o shampoo anti resíduo, enxague bem em água morna (não use condicionador). Seque os cabelos cerca de 70% com o secador e com cuidado desembarasse os cabelos com o pente de madeira.
  2. Misture o formol, silicone, óleo de argan, vitaminas e defrizante na vasilha plástica.
  3. Ponha as luvas de silicone, vá para um ambiente bem ventilado e com o pincél aplique a mistura nos cabelos.
  4. Deixe a mistura nos cabelos por 20 minutos (é normal arder um pouco)
  5. Seque os cabelos com a mistura com o secador.
  6. Divida os cabelos em 4 ou 6 mechas, pranche cada mecha cerca de 15 vezes por mecha.
  7. Espere 3 dias, passe o vinagre ou neutralizante e deixe agir por 2 minutos, lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador.

Esta receita usa pouco formol, desta maneira a irritação aos olhos e pele causadas pelo agente durante a aplicação, diminui bastante. É importante que o lugar onde o procedimento será feito seja bem ventilado, com janelas abertas ou melhor ainda, ao ar livre. Existe muita controvésia em relação ao uso do formol, porém as clamas são exageradas e sem fundação científica. Aqui no PB as receitas são todas testadas cuidadosamente, no entanto nós não nos responsabilizamos por riscos associados ás nossas dicas caseiras. A aplicação da progressiva é demorada e trabalhosa, por isso não hesite em procurar um profissional caso não esteja confiante em usar a receita sozinha.

Esta receita alisa cabelos cacheados e ondulados (não é ideal para cabelos afro, mas pode ser usada em cabelos relaxados) os efeitos duram cerca de 3 meses e ela pode seguramente ser reaplicada nos cabelos quando necessário. Se você preferir, pode substituir o óleo de argan pela queratina. O uso das vitaminas e neutralizador é opcional. É normal que os cabelos fiquem oleosos e ensebados após a aplicação, mas garanto que depois de esperar 3 dias e lavar, seus cabelos ficarão lisos e lindos! Eu confesso que de todas as receitas de alisamento, esta é a minha favorita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário