Parcerias

Seguidores

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Por que minha barriga ainda parece de grávida?

É provável que você esteja surpresa com a aparência da sua barriga, depois do nascimento do bebê. Ele não está mais lá, mas mesmo assim, em volta do umbigo, a barriga está estufada, e você parece estar grávida de 6 meses! As pessoas até perguntam na rua para quando é o bebê, e você tem de dizer, superconstrangida, que já nasceu... 

Além disso, muitas mulheres ficam com uma linha escura atravessando a barriga na vertical, a chamada linea nigra, e com um monte de estrias espalhadas pela pele. Quem fez cesariana fica ainda com a cicatriz da operação, normalmente na "linha do biquíni". 



O formato da barriga pode mudar um pouco também no caso de cesariana, já que os músculos são cortados e recosturados. 

Respire fundo. Demora um pouco para o corpo -- principalmente a barriga -- se recuperar totalmente da gravidez. Imagine que sua barriga era um balão, que foi enchendo conforme o bebê crescia. Quando ele nasceu, o balão não estourou de uma vez -- o "ar" vai saindo de mansinho. 

Assim que o bebê nasce, hormônios começam a atuar sobre o útero para que ele volte ao tamanho que era antes. Isso demora mais ou menos um mês para acontecer. Além disso, todas as células do corpo que tinham inchado devido à gestação começam a liberar líquido, que vai saindo em forma de urina, suor e secreções vaginais. 

A gordura extra que você acumulou na gravidez, para nutrir o bebê, vai começar a ser gasta (em especial se você estiver amamentando ou fazendo exercícios físicos,após a liberação do médico). De qualquer jeito, você vai precisar de no mínimo algumas semanas para ver algum resultado. 

As estrias e a linha escura na barriga infelizmente duram mais. Pelo menos as estrias vão clareando, e entre 6 meses e 1 ano depois do parto assumem aquela cor mais clara que o tom da pele, ficando menos visíveis. A linea nigra vai clareando aos poucos ao longo de 1 ano, mas pode não desaparecer por completo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário