Seguidores

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Verdade ou Mentira que o Chocolate ta Espinha? E verdade


Poucos alimentos geram tanta culpa quanto essa deliciosa mescla de cacau eaçúcar. Mas não há motivo para tanto sofrimento.
É verdade que, consumida em excesso, a iguaria pode engordar. Mas não é o caso de culpá-la pelas desagradáveis espinhas que insistem em pipocar no seu rosto. “ não está comprovado que chocolate causa acne”, diz a médica dermatologista Márcia Oliveira de Miranda, de Belo Horizonte.

Segundo ela, a doença ocorre por uma predisposição genética que costuma se manisfestar na adolêscencia, quando os hormônios estão em polvorosa. O problema começa com o entupimento do folículo piloso, onde crescem os pelos. Basctérias proliferam, o local inflama e a denada da espinha aparece. Segundo a médica, fatores como ansiedade e estresse podem agravar o quadro, por que estimulam a glândula sebácea a produzir mais óleo. Mas não há evidências da pele.

“Na prática, alguns pacientes observam que a acne piora quando comem certos alimentos. Mas isso não foi comprovado cientificamente”, diz.
Dietas ricas em glicose também estão na mira dos estudos, embora não haja nada conclusivo. Quando ao chocolate, o mais provável é que ele seja um bode expiatório. Pessoas ansiosas jogam a culpa nas caixas de bombons que comem, sem perceber que a ansiedade é que as deixou com cara de Chokito.
A acne surge por causa de fatores genéticos pode ser agravada pelo estresse: o chocolate é so um bode expiatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário